Linhas de Pesquisa

ÁREA 1 - Epidemiologia:

Linha de pesquisa I: Saúde das populações e seus determinantes

Investiga a ocorrência e distribuição dos agravos, condições e eventos relacionados à saúde e seus determinantes. Estuda os indicadores socioeconômicos, culturais e ambientais e suas interfaces com o processo saúde-doença.

Linha de pesquisa II: Promoção da saúde, prevenção e controle de doenças

 Articula a promoção da saúde, prevenção e controle de doenças, por meio de estudos com abordagem epidemiológica. Investiga problemas de saúde que envolvem as populações nos diversos segmentos do ciclo da vida (gestantes, crianças, adolescentes, idosos etc.). As pesquisas contribuem para o fornecimento de indicadores importantes para as políticas de prevenção e controle de doenças bem como para as de promoção da saúde.

ÁREA 2 - Políticas, Planejamento, Gestão e Práticas em Saúde:

Linha de pesquisa I: Políticas, gestão e programas em saúde

Desenvolve estudos em políticas sociais e de saúde e a conformação de sistemas e redes atenção à saúde. Envolve o planejamento, a execução e a avaliação em todos os níveis de atenção. Articula diferentes enfoques teórico-metodológicos e técnicas de investigação, numa perpectiva interdisciplinar do conhecimento para compreensão da integralidade do cuidado. Trabalha temáticas relacionadas à gestão do cuidado, avaliação em saúde, modelos de atenção de saúde, organização e planejamento dos serviços, financiamento em saúde, coordenação e regulação do cuidado e formação dos profissionais de saúde.

Linha de pesquisa II: Produção do cuidado e práticas em saúde

Desenvolve estudos que analisam a produção do cuidado em saúde e as práticas desenvolvidas por profissionais em distintos níveis de atenção. Envolve temáticas relacionadas à micropolítica do trabalho em saúde, organização do processo de trabalho, trabalho em equipe, itinerários terapêuticos, educação permanente em saúde, educação popular em saúde e participação social.