Grupos de Pesquisa

Observatório Baiano de Redes de Atenção à Saúde (OBRAS)

Trata-se de um grupo de pesquisa criado em 2006, sediado no Instituto Multidisciplinar em Saúde (IMS) - Campus Anísio Teixeira da Universidade Federal da Bahia, que tem por objetivo os estudos das políticas, estratégias de planejamento e gestão do cuidado para integração assistencial, coordenação do cuidado e garantia de acesso aos serviços de saúde em redes de atenção à saúde (RAS). Os pesquisadores assumem a defesa do SUS como política essencial para todos os cidadãos. Tem-se uma concepção ampliada da saúde, enquanto uma produção social, situando-a como um direito de cidadania e uma obrigação do Estado. As investigações visam analisar a gestão do cuidado nos níveis político-institucional, organizacional e das práticas de atenção à saúde. Para tanto, articula diferentes enfoques teórico-metodológicos e técnicas de investigação, numa perspectiva interdisciplinar do conhecimento para compreensão da integralidade do cuidado. A denominação do grupo ¿ OBRAS ¿ tem inspiração na ideia de trabalho ou ação de um operário, de um artista ou um cientista. O grupo busca aliar técnica, criatividade e conhecimento científico para construção de novos saberes e práticas.
 
O grupo é liderado pelo Profº Dr. Adriano Maia dos Santos e tem como vice líder a profª Dra. Nília Maria de Brito Lima Prado e conta com renomados pesquisadores da área da saúde coletiva: Profª Dra. Daniela Arruda Soares, Profª Dra. Poliana Cardoso Martins, Elvira Caires de Lima, Profª Phd Patty Fidelis de Almeida e a colaboradora estrangeira Dra Ana Claudia Rozo Sandoval. Além destes, compõem o grupo as pesquisadoras Jamille Amorim Carvalho Paiva e Kaany Soares Novaes, os mestrandos em saúde coletiva (PPGSC/IMS) Noêmia Fernanda Santos Fernandes , Tatiana Praxedes Rodrigues Chequer , Josilene Silva Oliveira, Anne Santos da Costa, Carolinny Nunes Oliveira, Eduarda Ferreira dos Anjos, Jôse Ribas Galvão, Lívia dos Santos Mendes, Lívia dos Santos Mendes, Marcos Vinícius da Rocha Bezerra, Shirley Batista Oliveira e os discentes de diversos cursos de graduação em saúde (IMS/UFBA): Izabel Cristina Pereira Rocha, João Antônio Brito Porto, Lucas Gomes Amaral, Rosélly Mascarenhas Amaral de Andrade, Monalisa Barreto Ferraz e Kaue Batista Andrade.
 
As reuniões do grupo de pesquisa são sessões abertas ao público e ocorrem todas as sextas-feiras das 15:00 às 17:00 na sala de reuniões do Laboratório Interdisciplinar em Saúde (andar térreo do prédio de aulas do Instituto Multidisciplinar em Saúde (IMS) - Campus Anísio Teixeira da Universidade Federal da Bahia.