Docente do programa de pós-graduação em saúde coletiva do Instituto Multidisciplinar em Saúde (PPGSC/IMS UFBA) participará de importante evento na área da saúde coletiva

A docente Raquel Souzas foi convidada para constituir uma mesa redonda intitulada A saúde da população negra, as ciências sociais e humanas e os cursos de graduação e pós-graduação em saúde que constitui uma das temáticas que serão debatidas no II encontro sobre avaliação em educação em saúde no campo das relações raciais que ocorrerá entre os dias 22 e 24 de agosto na UFScas em Sorocaba- São Paulo.

O evento objetiva discutir experiências sobre projetos pedagógicos, planos de disciplinas de curso de graduação, pós-graduação e outros constituindo um importante espaço de debate sobre práticas formativas direcionadas as relações raciais. Trata-se de um tema extremamente relevante para o campo da saúde coletiva, que tem debatido amplamente e com grande participação da referida docente, os estudos que evidenciam as desigualdades raciais e seu impacto na saúde, e que revelam como o racismo opera no sistema de saúde e desafia a agenda da gestão pública. Portanto, o “campo” de estudos saúde da população negra tem como marca a integralidade a participação popular (controle social), o princípio ético da equidade, o enfrentamento e desconstrução do racismo no campo da saúde. Também são considerados como marca desse campo a saúde como direito social, de cidadania e dignidade da pessoa humana, assim como a defesa dos princípios do Sistema Único de Saúde – SUS, principal lema do nosso mestrado em Saúde Coletiva.